quinta-feira, 1 de maio de 2008

Criança aprende brincando

Esse papo é antigo, mas está cada vez mais em alta. Brincar desperta a criatividade das crianças, a noção de trabalho em equipe, domínio próprio e tem diversos pontos positivos para o desenvolvimento infantil.

Em dias especiais (principalmente aqueles que exigem um plano B) ou até mesmo no final das aulas, as atividades recreativas são sempre enriquecedoras. Se a brincadeira exigir espaço, temos o refeitório que pode ser utilizado também para esta finalidade.

A brincadeira abaixo foi descrita no blog Expedição Mochila e está no formato original.


"Nome da atividade: Pega-pega Serpente
Local: Campo, quadra ou qualquer espaço onde crianças possam correr livremente.
Idade: Crianças e jovens a partir de 4 anos.
Tempo: Pode se fazer o tempo que quiser, mas pelo que vi, as crianças começam a enjoar da brincadeira depois de 15-20min. Portanto, é uma excelente brincadeira pra usar com aquecimento 5-10min.
Objetivo físico-motor: Desenvolver agilidade, velocidade e drible.
Objetivo socio-espirital: Promover integração e espírito de equipe. Excelente exercício para ensinar sobre união ou aperfeiçoar a comunicação do grupo.
Descrição: A brincadeira é bastante simples, inicialmente funciona como um pega-pega sem piques e com um espaço delimitado (o campo de futebol, a quadra, a sala, etc.). Quando o pegador tocar a primeira pessoa, esta deve dar a mão ao pegador e os dois juntos devem pegar o restante das crianças. Quando a dupla pegar a terceira pessoa, essa se unirá aos dois pegadores dando a mão a um deles. O quarto a ser pego fará a mesma coisa e assim sucessivamente, formando uma serpente humana que deve pegar o restante dos participantes.
Regras: Quem sair do espaço determinado está pego. Os pegadores não podem soltar as mãos em nenhuma circunstância. A brincadeira acaba quando sobrar apenas um participante fora da serpente (porém, você pode reiniciar a atividade antes disso se perceber que a serpente não consegue pegar mais ninguém).
Dicas: Dependendo da idade das crianças, auxilie-as a trabalhar em conjunto formulando planos para a ação: pegar os mais rápidos ou os mais lentros primeiro, determinar um alvo, fintar o alvo, cerca o alvo, etc.
Minha experiência: As crianças da 1.a. a 4.a. série se divertem bastante quando dou essa brincadeira. As turmas menos condicionadas podem se cansar por correr muito no início. As crianças da 1.a. e 2.a. série têm muita dificuldade em trabalhar em equipe e manter as mãos dadas. Turmas que não trabalham bem em equipe não conseguem pegar todos os participantes. Foi um ótimo jogo pra ajudar a quebrar os não-me-toques entre meninos e meninas."

2 comentários:

Anônimo disse...

O Blog esta lindo e cheio de idéias legais! Parabéns!

Ricco disse...

Valeu pela citação do Blog EM!

Ricco